segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

História da Barca (2005 - 2010)

A Barca navega desde 2005 e realizou os seguintes trabalhos:



2005
Espetáculo Contadores de Causos.

Direção: Helena Romero
Apresentação no VII Festivolpi promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (prêmios de melhor ator, atriz, espetáculo e direção) e ganhador da MOTE – Mostra de Teatro da cidade de Guarulhos.
Até 2008 circulou por cidades como Avaré, Mogi das Cruzes e escolas municipais em São Paulo.




2006
Montagem do espetáculo Prophetae e desenvolvimento da Oficina Teatral Fazer por Prazer Módulo 1 ambos financiados pelo FunCultura (Lei 5.947/2003) de Guarulhos.



Prophetae
Concepção e Direção: Helena Romero
Inspirado no conto "A Conversão do Diabo" de Leonid Andreiev (1871-1919), o espetáculo propõe um debate sobre a questão da forma/conteúdo ao focar a potência do corpo-criador do ator, o discurso verbal e a sintaxe visual, pois ao adaptar o conto para o teatro, estamos diante de uma operação semiótica de transferência.


Oficina Teatral Fazer por Prazer - Módulo 1
Espetáculo 7 In Cena
Coordenação Geral: Helena Romero
Utilizando crônicas de Luis Fernando Veríssimo, o trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro, está pautado na montagem de pequenas cenas voltadas à temática cotidiana.




2007
Estréia de Prophetae. Participações:
  • MAC – Mostra de Artes Cênicas da cidade de Guarulhos.
  • II Festival de Teatro de Campo Limpo: prêmio melhor Coreografia.
  • II Tablado Mogi – Festival Nacional de Teatro: 2º lugar.
Estréia do espetáculo 7 In Cena (resultado da Oficina Teatral Fazer por Prazer Módulo1)




2008
Em 2008 Prophetae participa dos Festivais:
  • VIII Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker em Pirassununga, indicado para os prêmios de melhor Figurino, Maquiagem, Iluminação e Ator Revelação (Luiz Ventania).
  • 2º Festival Taquaritubense de Teatro indicado para os prêmios de melhor Figurino, Iluminação e Coreografia.
Estréia de Terra em Fuga o primeiro infantil da Barca no dia 11 de agosto de 2008 na Escola Municipal Vila Bela em Franco da Rocha e a ppartir de então promove o Projeto Teatro Escola levando o espetáculo às escolas da rede municipal, estadual e particular.
O espetáculo mostra o planeta Terra que cansado de ser maltratado pelos homens decide fugir e conta com a ajuda de sua amiga Lua. Em meio a confusões e muita música conhecemos um pouco mais a história do nosso planeta.
Desde 2008 o espetáculo circulou pelas escolas de Franco da Rocha, Caieiras, São Paulo; participou do IV Festival Nacional de Teatro Infantil de Mogi das Cruzes e apresentou-se em teatros de Guarulhos.


Realização da Oficina Teatral Fazer Por Prazer Módulo 2 mediada por Helena Romero e Luiz Ventania com o projeto UM OLHAR SOBRE NELSON resultando no espetáculo Ensaio I Traições.
Apresentação na MAC – Mostra de Artes Cênicas da cidade de Guarulhos e temporada em teatros da cidade.




2009
Reestréia do espetáculo Ensaio I Traições (Projeto Um Olhar sobre Nelson) com novo elenco e formato. Apresentações em Guarulhos e Santo André (Cia. do Nó).
Sinopse
Reacionários para uns, pervertido para outros, Nelson Rodrigues sempre abordou temas como a traição de maneira autêntica e polêmica. No espetáculo, as personagens encontram na traição a libertação de si mesmas, do outro e da sociedade.






2010


Aprofundamento da pesquisa sobre o dramaturgo Nelson Rodrigues no Projeto Um Olhar sobre Nelson com o espetáculo Ensaio II Desejos


Projeto Teatro Escola com o espetáculo Terra em Fuga


Realização da Oficina de Atores - Módulo 3 com o espetáculo Resistência 68:Vozes da Luta


Visitem nosso site
http://www.barcacenica.com/


Orkut
barcacenica@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário